A MEDITAÇÃO E SEUS MÉTODOS




  OREM, AGORA!



ALGUNS EXEMPLOS DE MEDITAÇÃO
Pense em seu próprio corpo e faça com que seja forte e sadio; é o melhor instrumento que você tem. Pense nele como sendo tão forte como um diamante e que, com o auxílio dele, você atravessará o oceano da vida. A liberdade nunca será alcançada pelos fracos. Lance fora toda fraqueza. Diga a seu corpo que ele é forte, diga à sua mente que ela é forte e tenha fé e esperança sem limites em você mesmo. (I. 146)
Imagine uma flor de lótus acima de sua cabeça, várias polegadas acima, com a virtude no seu centro e com o conhecimento como caule. As oito pétalas do lótus são os oito poderes do Iogue. Na parte interna, os estames e pistilos representam a renúncia. Se o Iogue renunciar aos poderes exteriores ele conseguirá a salvação.
SEJA ALEGRE!
O primeiro sinal de que você está se tornando religioso é quando você está se tornando alegre. Quando um homem está tristonho, isto pode significar dispepsia mas não religião.
Para o iogue tudo é bênção, toda face humana que vê traz alegria para ele. Este é o sinal de um homem virtuoso. O que você acha dos rostos sombrios? São terríveis. Se você estiver com a cara amarrada, não saia nesse dia, encerre-se em seu quarto. Que direito tem você de desfilar esta doença pelo mundo? (I., 264-65)

AGORA, PENSE!
Repitam mentalmente:
Sejam felizes todos os seres;
Vivam em paz todos os seres;
Sejam abençoados todos os seres.
Façam isso dirigindo-se ao leste, ao sul, ao norte e a oeste. Quanto mais fizerem isso, melhor se sentirão.
Vocês irão verificar que o modo mais fácil de terem saúde é desejarem que os outros se tornem saudáveis, e o meio mais fácil de se sentirem felizes é fazerem os outros felizes. Depois de fazer isto, aqueles que acreditam em Deus deverão rezar - não por dinheiro, não para sua própria saúde, não pelo céu; orem pela luz e pelo conhecimento; qualquer outra
prece é egoística. (I. 145-146)  do livro A MEDITAÇÃO E SEUS MÉTODOS SWAMI VIVEKANANDA
por :ElzaSoares

 

Nenhum comentário: