Chas.ajuda na curar Ayurveda

Receitas com gengibre


O gengibre é chamado na Ayurveda de vishwabhesaj, "medicamento universal".
Existe uma receita de suco de gengibre com limão para ajudar a combater tosse, excesso de muco, gripe, indigestão, falta de apetite e diarréia.
Aqui vai a receita:
- Rale aproximadamente 100gr de gengibre depois coloque em um pano e coe, para sair somente o suco.
- Faça o suco de 2 limões
- Junte 5 colheres de chá de açúcar
- Mais 2 colheres de chá de sal
Misture tudo em um recipiente com tampa.
Tome 3 colheres de sopa do suco por dia. E guarde o recipiente na geladeira.
Se for para aumentar o apetite tome uma colher de sopa do suco 10 minuos antes das refeições.
Se for para nutrir, após intensa diarréia, misture o suco com um litro de água e tome várias vezes no dia para repor os nutrientes perdidos.
Sempre lembrar que a dieta é muito impotânte, o suco do gengibre contribui na melhora da saúde juntamente com uma dieta apropriada para cada situação e pessoa (dosha).



Capuchinha

Também conhecida por chaguinha ou chaga-de-cristo, essa erva cresce como uma trepadeira. Suas folhas são grandes e arredondadas e as flores têm cor amarela ou vermelha. A planta é rica em vitamina C. O óleo extraído de suas sementes é expectorante e tem ação bactericida, podendo ser usado para combater infecções urinárias.
Para acalmar a tosse:
bata no liquidificador 1 litro de água fria com 4 colheres (sopa) de folhas picadas. Coe e beba em seguida. Tome dois copos por dia.
A capuchinha também funciona como fortalecedor capilar.
Para dar força aos cabelos:
amasse 2 colheres de folhas secas. Acrescente 1 litro de água e ferva por cinco minutos. Coe e use esse chá no último enxágüe dos cabelos.
Sálvia
Além de apresentar propriedades digestivas, essa planta é um poderoso antinflamatório e ajuda no tratamento da transpiração exagerada.
Para dor de Garganta e pequenos ferimentosDespeje 1 copo de água fervente sobre 1 colher de sopa de folhas de sálvia. Abafe por cinco minutos e coe. A infusão é ótima para gargarejos e também pode ser aplicada sobre os machucados.
Para que os pés fiquem sequinhos Para controlar o excesso de suor, ferva 20 colheres de sopa das folhas secas em 3 litros de água durante 10 minutos. coe e coloque numa bacia para fazer um escalda-pés.
Atenção: Mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem usar a erva, assim como pessoas epiléticas.

Maçã combate o colesterol
Cientistas descobriram que a fruta e seu suco ajudam a baixar os índices do LDL, conhecido como o mau colesterol, inimigo das artérias.

O Verde na sua sua saúdeAlface, couve, salsinha, erva-doce e espinafre rendem ótimos sucos, com doses concentradas de minerais. Um copo de suco verde por dia pode fortificar o sistema de defesa do corpo, auxiliar no tratamento da anemia, eliminar as toxinas e limpar os intestinos. Para preservar a ação benéfica, os sucos devem ser preparados na hora. Experimente juntar frutas como o abacaxi, a laranja e o limão à receita. Além de acrescentar vitaminas, elas melhoram bastante o gosto dos vegetais. Aqui vai uma receita que ajuda na digestão e estimula a circulação do sangue
Ingredientes
3 cenouras
1 punhado de espinafre
1/2 ramo de erva doce
Bata tudo no liquidificador com um pouco de água ou passe tudo na centrífuga e beba em seguida.
Agrião
O agrião normalmente é usado como salada crua, mas poucos sabem que é útil em doenças das vias urinárias, catarros e ajuda na limpeza do fígado. Além disso, é usado para curar a glândula tireóide(agrião amassado entre panos como emplasto no pescoço). A preocupação é a origem da planta. Se vier de águas paradas ou contaminadas, cuidado!
Para tosses, tome suco cru junto com óleo de oliva ou com mel, em jejum, e ao deitar, uma colherinha. O emplasto de agrião, arruda e carvão cicatriza feridas.

Tirado do livro "vida natural" de Eliza Biazzi
Caqui contra a gordura
Rico em fibras, minerais e antioxidantes, pode evitar a formação das temidas placas de gordura. O ideal para o coração, segundo os cientistas, é consumir um caqui diariamente.
AlhoÓtimo para purificar o sangue e combater infecções. Coloque 3 a 4 dentes de alho num copo de água e deixe repousar durante a noite. No outro dia, tome de hora em hora uma ou duas colheres de sopa. Em forma de emplasto, o alho ajuda a eliminar tumores.
Chá para combater cólicas menstruais

2 colheres(sopa) de camomila
3 anises-estrelados
3 colheres (sopa) de melissa
6 xícaras de água fervendo
Modo de fazer: Cubra as ervas com a água fervendo. Quando esfriar, use 3 a 4 xícaras ao dia.
* Retirada do livro "o maravilhoso poder das plantas" - Eliza de Biazzi
Suco para combater cólicas menstruais
1/2 xícara de salsa
2 colheres de sopa de alecrim
1 tomate
Modo de fazer: Bata no liquidificador com uma xícara quase cheia de água, coe e use antes do almoço.

 MEDICINA TRADICIONAL CHINESA


pessoas vem se queixando de tosse e catarro, então posto abaixo alguns alimentos suas propriedades para estes casos, de acordo com a MTC. MEDICINA TRADICIONAL CHINESA Vale lemborar que existesempre uma quantidade certa a ser consumida, não adianta se empanturrar de varias coisas, pode fazer efeito oposto.
Como cada organismo é "único", aconselho a consultar um bom acupunturista, medico ayurvedico ou outro que atenda de utilizando formulações naturais.
OS MAIS INDICADOS PARA TOSSE
Berinjela, MEL, cebola, maltose, pepino, uva.
CENOURA
É ótima em caso de disenteria crônica e indigestão, evita gases e acalma a tosse.
FOLHA DE MOSTARDA
Ativa o yang, reduz o yin, regula e favorece o Chi, ativa o aquecedor médio e combate o frio, remove estagnações do sangue, expande os pulmões, elimina catarro; indicada contra tosse, peito congestionado, catarro frio.
GENGIBRE (Muito recomendado!)
Ativa o aquecedor médio, abre os meridianos; elimina as obstruções dos orifícios, ativa o yang, reduz o yin, regula e favorece o Chio, expele o frio, reforça os tendões. Seco: contra pés e mãos frios, reumatismo, enjôo matinal, diarréia aguada, vômitos. Fresco: contra gripes e resfriados, vômitos, catarro, tosse, diarréia, reumatismo, orquite aguda.
MANGA
Nutre, refresca, reduz o yang, favorece o estômago, mata a sede, é diurética; indicada contra tosse e doenças do pulmão.
MEL  (na minha opinião o mais indicado de todos!)
Nutre a energia do baço e acalma os cinco órgãos. Desintoxica, lubrifica, alivia a dor, dá fluidez aos mucos; indicado em casos de sinusite, tosse, prisão de venue e dor de estômago. Contra-indicado quando há reumatismo. Suprime a agitação interna e as dores musculares, clareia a visão, reforça o baço e o centro, faz os três aquecedores se comunicarem. Pouco, é bom contra hipertensão arterial. Meia xícara de mel fervido, tomada de estômago vazio três vezes por dia durante duas a três semanas, trata úlceras gástricas e duodenais; meia xícara, misturada com água quente e tomada uma vez por dia, trata dor de estômago, problemas cardíacos-e coronários, hipertensão, constipação e neurastenia. Contra insônia: duas ou três colheres de mel dissolvidas em água quente, à noite e de manhã. Aumentar a dose, à noite, conforme o caso. Contra prisão de ventre: em jejum, tomar duas colheres de mel diluídas em água quente. Em uso externo, trata queimaduras, fissuras das hemorróidas e feridas cancerosas.
NOZ
Consolida o princípio vital e umedece os intestinos; reduz o yin; pouca, reforça os rins e o cérebro, acalma a asma, fortalece o esperma. Indicada contra tosse, asma, lumbago, fezes ressecadas, espermatorréia, impotência.
ORÉGANO
Ativa o yang, reforça o sangue, remove estagnações do sangue, faz suar eliminando umidade; contra resfriado, tosse, vômito, congestão no peito, diarréia, hepatite, raquitismo, prurido e leucorréia.
PEPINO
Ajuda a tratar sede, depressão mental, dor de garganta, conjuntivite; facilita a circulação de líquidos; suprime o calor do tórax e os inchaços dolorosos e quentes da garganta. O pepino velho, amarelado, fervido em sopa, alivia a tosse seca do outono. Comer pepino faz bem à pele e evita a acne, já que ela geralmente se deve ao excesso de calor no estômago e nos pulmões e o pepino tem ação refrescante sobre eles. Aplicado externamente, o suco do pepino fresco faz secar as espinhas e trata as queimaduras.
PÊRA
Cozida, nutre o yin dos cinco órgãos. Crua, pouca, dissolve muco e neutraliza as toxinas dos furúnculos e do álcool. Refresca as entranhas e o coração e trata as plenitudes do tórax. Reduz o yang, lubrifica a secura. Muito boa contra diabete, tosse quente, intestinos secos.
PÊSSEGO
Nutre, favorece o Chi, ativa o yang e o sangue, aquece, produz fluidos, lubrifica os intestinos, elimina acúmulos e favorece a menstruação. Bom contra indigestão; também para tratar tosse seca e pulmões quentes.
PIMENTA BRANCA
É analgésica e indicada no tratamento de resfriados, tosse, dor de garganta, de dente e de estômago, artrite reumatóide, disenteria e elefantíase dos membros inferiores. Bob Flaws diz que sua energia é fria.
RABANETE
Previne gripes, resfriados e infecções respiratórias; o suco, misturado com suco de gengibre, cura laringite; indicado no tratamento de indigestão, inchaço abdominal, tosse com catarro, diabete, dor de cabeça occipital, hemoptise, epistaxe, disenteria e tricomonas vaginais.
UVA
Reforça o sangue, nutre os fluidos renais e acalma a tosse; tonifica o yin do fígado; reduz as palpitações e o medo acompanhados de suores; em muita quantidade pode gerar calor.
Algumas plantas para chás que também podem ajudar:
- Erva-doce (funcho), planta de ação expectorante, utilizada em chás.
- Eucalipto, planta eficaz quando utilizada em chás, gotas, xarope ou óleos (muito eficaz).
- Malva, planta medicinal utilizada para tosse seca ou dor de garganta.
- Pulmonária, planta de ação expectorante e emoliente, eficaz contra a tosse, utilizada em chás. (uma das mais eficazes).
-Canela
Indicação: problemas respiratórios, gripe e tosse.
Contra-indicação: não deve ser ingerido em grandes doses por grávidas ou por quem tem pressão alta. O contato com a pele também pode provocar alergia.
Modo de preparo: leve ao fogo, em uma panela, 1 xícara (chá) de água, 1 canela em pau e 1 rodela de limão. Desligue quando começar a borbulhar. Espere amornar, coe e beba uma xícara (chá) a cada 8 horas.
-Eucalipto
Indicação: gripes, tosse, febre e para minimizar sintomas de asma e bronquite.
Modo de preparo:
em uma panela, coloque 2 colheres (sopa) de folhas secas de eucalipto com 1 litro de água e leve ao fogo até começar a ferver. Deixe amornar, coe e tome 1 xícara (chá) a cada 6 horas.
-Gengibre
Indicação: melhora a digestão, cansaço e congestão nasal.
Contra-indicação: não deve ser consumido por pessoas que tenham problemas de coagulação sanguínea.
Modo de preparo: coloque, em uma panela vazia, 3 colhere (sopa) de gengibre fresco picado. Despeje 1 litro de água fervente por cima e tampe. Deixe abafado por 15 minutos e coe. Adoce com mel e beba 1 xícara (chá) a cada 8 horas.
-Guaco
Indicação: tosse e gripe.
Contra-indicação: hemofílicos não devem consumir.
Modo de preparo: ferva 3 folhas frescas de guaco em 1 xícara (chá) de água. Desligue o fogo, acrescente 1/2 colher (sopa) de folhas secas de poejo, 1 colher (chá) de gengibre ralado, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Coe, adoce com 2 colhers (sopa) de mel e tome.
-Hortelã
Indicação: azia, catarro, enjoô e vômito.
Contra-indicação: não deve ser consumido por bebês e gestantes.
Modo de preparo: em uma panela, ferva 3 colheres (sopa) de folhas frescas de hortelã com 1 litro de água. Espere amornar, coe, adoce com mel e beba 1 xícara (chá) a cada 6 horas.
-Mil-folhas
Indicação: gripes, resfriados e para eliminar catarro.
Contra-indicação: grávidas não devem consumir.
Modo de preparo: em uma xícara (chá) vazia, coloque 1/2 colher (chá) de folhas secas de mil-folhas. Complete com água fervente e deixe por 15 minutos. Coe e tome 1 xícara (chá) a cada 12 horas.
-Sabugueiro
Indicação: amenizar catarro em excesso e incômodos causados pela bronquite.
Contra-indicação: não deve ser consumido por grávidas. O consumo desse chá em excesso também pode causar irritação gástrica e  intestinal.
Modo de preparo: em uma panela, coloque 2 xícara (chá) de água e 1 colher (sopa) de flores secas de sabugueiro. Leve ao fogo até começar a ferver. Espere amornar, coe e beba 2 xícara (chá) por dia.
-Tanchagem
Indicação: inflamações na garganta e prisão de ventre.
Modo de preparo: despeje 1xícara (chá) de água fervente sobre 1 colher (chá) de folhas de tanchagem. Tampe e deixe descansar por 15 minutos. Espere amornar e coe. Faça gargarejos de 3 minutos, com intervalo de 30 minutos entre cada gargarejo.
-Tomilho
Indicação: gripe, resfriado, cólicas, prisão de ventre e falta de apetite.
Modo de preparo: coloque, em uma xícara (chá) vazia, 1 colher (sopa) de ramos frescos de tomilho. Complete com água fervente, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e tome 1 xícara (chá) 3 vezes por dia.
Mais uma vez não se esqueçam, em casos graves nunca deixe de consultar um médico que entenda bem do assunto! Essas são apenas algumas recomendações e dicas que podem ajudar.

Namastê,
Terry

*fonte de pesquisa: Livro - Manual do Heroi ou Filosofia Chinesa na Cozinha
                                          Internet: Pesquisa em Sites

Também conhecida por chaguinha ou chaga-de-cristo, essa erva cresce como uma trepadeira. Suas folhas são grandes e arredondadas e as flores têm cor amarela ou vermelha. A planta é rica em vitamina C. O óleo extraído de suas sementes é expectorante e tem ação bactericida, podendo ser usado para combater infecções urinárias.
Para acalmar a tosse:
bata no liquidificador 1 litro de água fria com 4 colheres (sopa) de folhas picadas. Coe e beba em seguida. Tome dois copos por dia.
A capuchinha também funciona como fortalecedor capilar.
Para dar força aos cabelos:
amasse 2 colheres de folhas secas. Acrescente 1 litro de água e ferva por cinco minutos. Coe e use esse chá no último enxágüe dos cabelos.
Sálvia
Além de apresentar propriedades digestivas, essa planta é um poderoso antinflamatório e ajuda no tratamento da transpiração exagerada.
Para dor de Garganta e pequenos ferimentosDespeje 1 copo de água fervente sobre 1 colher de sopa de folhas de sálvia. Abafe por cinco minutos e coe. A infusão é ótima para gargarejos e também pode ser aplicada sobre os machucados.
Para que os pés fiquem sequinhos Para controlar o excesso de suor, ferva 20 colheres de sopa das folhas secas em 3 litros de água durante 10 minutos. coe e coloque numa bacia para fazer um escalda-pés.
Atenção: Mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem usar a erva, assim como pessoas epiléticas.

Maçã combate o colesterol
Cientistas descobriram que a fruta e seu suco ajudam a baixar os índices do LDL, conhecido como o mau colesterol, inimigo das artérias.

O Verde na sua sua saúdeAlface, couve, salsinha, erva-doce e espinafre rendem ótimos sucos, com doses concentradas de minerais. Um copo de suco verde por dia pode fortificar o sistema de defesa do corpo, auxiliar no tratamento da anemia, eliminar as toxinas e limpar os intestinos. Para preservar a ação benéfica, os sucos devem ser preparados na hora. Experimente juntar frutas como o abacaxi, a laranja e o limão à receita. Além de acrescentar vitaminas, elas melhoram bastante o gosto dos vegetais. Aqui vai uma receita que ajuda na digestão e estimula a circulação do sangue
Ingredientes
3 cenouras
1 punhado de espinafre
1/2 ramo de erva doce
Bata tudo no liquidificador com um pouco de água ou passe tudo na centrífuga e beba em seguida.
Agrião
O agrião normalmente é usado como salada crua, mas poucos sabem que é útil em doenças das vias urinárias, catarros e ajuda na limpeza do fígado. Além disso, é usado para curar a glândula tireóide(agrião amassado entre panos como emplasto no pescoço). A preocupação é a origem da planta. Se vier de águas paradas ou contaminadas, cuidado!
Para tosses, tome suco cru junto com óleo de oliva ou com mel, em jejum, e ao deitar, uma colherinha. O emplasto de agrião, arruda e carvão cicatriza feridas.

Tirado do livro "vida natural" de Eliza Biazzi
Caqui contra a gordura
Rico em fibras, minerais e antioxidantes, pode evitar a formação das temidas placas de gordura. O ideal para o coração, segundo os cientistas, é consumir um caqui diariamente.
AlhoÓtimo para purificar o sangue e combater infecções. Coloque 3 a 4 dentes de alho num copo de água e deixe repousar durante a noite. No outro dia, tome de hora em hora uma ou duas colheres de sopa. Em forma de emplasto, o alho ajuda a eliminar tumores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se Deus é por nós, quem será contra nós.
Eu e o Pai somos Um.
EU Estou em Deus, e Deus está em mim.
Assim é ! Sou grata à Vida.! Gratidão.

O Iluminado


San German.

Arcanjo MIGUEL

Arcanjo MIGUEL

Postagens mais visitadas

O iluminado!

O iluminado!

Os chakra

Buda

Marcadores