Mantra Yoga


Mantra Yoga

O mantra e o seu significadoA palavra sânscrita mantra deriva de man (mente) e tra (instrumento). E qual é o instrumento da mente? É a palavra. O elemento da expressão, ponte entre o homem e o mundo. Para os hindus, ela é também o elo entre o homem e Deus. A palavra nos separa dos animais. Por meio dela podemos transmitir nossas idéias, educar, informar, divertir, persuadir, comunicar e rezar. O nosso pensamento se manifesta por intermédio da palavra. O mantra é poderoso, pois é a representação e expressão do Verbo. O mantra também está ligado ao poder dos sons, pois cada som emite uma vibração determinada.
Os mantras são instrumentos que permitem dominar, controlar e organizar a mente. Podem operar nos níveis físico, etérico, mental e emocional. Porém não é somente o som que produz um determinado fenômeno, mas também a energia mental e emocional corretamente direcionada.
A mente permanece fixa em padrões de comportamento, hábitos, tipos de respostas automáticas. Mas os vrittis (impressões mentais) podem ser removidos com a utilização da palavra sagrada.
Se observarmos a mente, descobriremos um fluxo quase ininterrupto de pensamentos e imagens. O mantra auxilia no trabalho de limpeza mental, modificando os vrittis. Para o principiante, é difícil manter a mente em branco. O mantra constitui-se num poderoso auxiliar, proporciona um apoio psicológico graça ao qual, através das palavras, o pensamento vai adquirindo um novo ritmo e se adequando a padrões mais elevados, permitindo assim equacionar idéias superiores.
A vibração do mantra eleva as energias do próprio aspirante e permite o aflorar da divindade interna. A repetição dos sons escolhidos limpa a mente, e a interiorização do mantra nos liberta da roda do Samsara (nascimentos e mortes). Para conseguir o efeito desejado, o aspirante deverá pronunciá-lo diariamente, com calma e concentração.
APRENDA A ENTOAR MANTRAS PARA SE CONECTAR COM A DIVINDADE

E PARA SUPERAR DIFICULDADES OM
O mantra mais comum é o OM que, ]


em algumas escolas, fala-se em AUM,
mas que se pronuncia exatamente como o OM.
SHANTI
Mantra da Paz. Recita-se, em geral,

associado ao OM, quando
se deseja que a Paz se estabeleça em todo o Universo.
Dá-se entonação musical e suave, como convém.
SO HAM
Porque nos identificamos com a personalidade,

necessitamos de uma experiência do
Eu Sou, ou SO HAM - que possa nos projetar para o Ser não pessoal e não referencial.
OM NAMAH SHIVAIA
Mantra de poder, de energização. Repete-se com força,

como se golpeasse o plexo solar.
Shakti é a energia feminina associada a Shiva.

OM MANI PADME HUM
Mantra tibetano clássico. Sua tradução seria

a jóia no lótus ou eu sou a pedra que resplandece.
Está associado ao Cristal que resplandece no Coração.
Desenvolve o entendimento e a compaixão,
as duas asas do pássaro da Iluminação.
PARA VENCER AS DIFICULDADES:
Ganesha é o Deus da sabedoria."
Ganesha sharanam sharanam ganesha"


DESPERTA A VIRTUDE DA PACIÊNCIA:"Om muni muni maha muni shakya muni soha"
PARA LIBERTAR A MENTE:cante

para Krishna e Rama"
Hare Krishna hare Krishna, hare ram ram hare hare"

PARA COMBATER O MAL:
Shiva é aquele que destrói o mal."
Shiva shamkara (bis três vezes) rupa mahe ishvara jaya, shiva shamkara shamkara, shamkara jaya, shamkara, shamkarajaya"
KIRTANS OU CANTOS DEVOCIONAIS


HARE SHIVA, SHIVA HARE AUMHARE AUM, SHIVA AUM, SHIVA AUM, HARE AUM (SHIVA é o 1o aspecto da criação, o Pai)
AUM BHUR BHUVAH SVAHTAT SAVITUR VARENYANBHARGO DEVASYA DHIMAHIDHIYO YO NAH PRACONADAYAT (Que possamos meditar, cheios de veneração pela brilhante Luz Divina da Poderosa Presença criadora de tudo o que existe. Que Ela possa guiar nossos pensamentos e aspirações e cheios de amor possamos caminhar ao encontro da Verdade Eterna, que é o Espírito ou a essência de todas as coisas)


AUM ASATO MÃ SAT GAMAYATAMASO MÃ JYOTIR GAMAYAMRITYOR MÃ AMRITAN GAMAYA (Ó DEUS! Conduza-me do irreal para o real; da escuridão da ignorância para a Luz do Conhecimento e da morte para a imortalidade)

YOD HE VOD HE (8x e continua) (a Lei trinária do absoluta = Chama Trina e o último He = a passagem de uma dimensão para outra)KODOISH, KODOISH, ADONAI TSE BAYOTH (13x) (SANTO, SANTO É O SENHOR DAS HOSTES) YOD HE VOD HE (8 x)KODOISH, KODOISH, ADONAI TSE BAYOTH (3x)

Nenhum comentário:

Marcadores